segunda-feira, 12 de abril de 2010

Refletindo sobre os esquemas mentais de Piaget

Segundo Piaget, a contrução de conhecimento ocorre quando o indivíduo age, fisica ou mentalmente sobre os objetos, provocando o desequilíbrio do conhecimento adquirido anteriormente. Esse desequilíbrio deve ser resolvido por meio de um conhecimento de assimilação, acomodação do novo conhecimento.
Assim, o equilíbrio sera restabelecido para, em seguida, sofrer outro desequilíbrio. São os chamados ESQUEMAS MENTAIS de Piaget.
É possivel então perceber nessas duas teorias que: para Vigotsky, há duas linhas qualitativamente diferentes de desenvolvimentop, diferindo quanto à sua origem; de um lado, os processos de origem biológicas; e de outro, as funções psicológicas de origem sócio -cultural.
Percebe-se então que a historia do comportamento da criança nasce do entrelaçamento dessas duas linhas.
E para Piaget, a inteligencia não é herdada, mas construida no processo interativo do homem com o meio ambiente, através de esquemas hipotéticos.
Taiane Cristina Martins Castro- academica de Pedagogia- FIMES- ANAPOLIS/GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário