domingo, 18 de abril de 2010

JEAN PIAGET (1896 - 1980)

Foi um pioneiro no estudo da inteligência infantil, psicólogo e filósofo; profissional que interagia com crianças e estudando seu processo de raciocínio concluiu que o pensamneto lógicose desenvolve gradualmente. Observava crianças brincando e registrava meticulosamente as palavras, ações e processos de raciócínio delas.
Com isso, Piaget desenvolveu diversos campos de estudos científicos: A Psicologia do Desenvolvimento, A Teoria Cognitiva e o que veio a chamar de Epistemologia Genética.
O trabalho de Piaget ensina que ao observarmos cuidadosamente a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas criañças, poderemos entender melhor a natureza do conhecimento humano. Suas pesquisas sobre Psicologia do Desenvolvimento e a Epistemologia genética têm o objetivo de entender como o conhecimento evolui. para ele, a forma de pensar de uma criença é diferente da lógica dos adultos.
A criança constói seu próprio conhecimento passando por quatro etapas de desenvolvimento:
  • sensório- motor;
  • pré- operatório;
  • operatório
  • operatório concreto/ formal.

Valorizava a inteligência da criança a favor do construtivismo e totalmente contra o tradicionalismo. Era a favor de que a criança aprenda descobrindo com seus próprios erros.

Eneri Carneiro Lima Sardinha da Costa / Francisca Silvana de A. Vitor - academicas de Pedagogia- FIMES- ANÁPOLIS/GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário