segunda-feira, 26 de abril de 2010

LINGUA ORAL:USOS E FORMAS

Segundo o PCN's, expressar-se oralmente é algo que requer confiança em si mesmo. E isso se conquista em ambientes favoráveis á manipulação do que se pensa, do que se sente, do que se é.Assim,o desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno depende consideravelmente de a escola constituir-se num ambiente que respeite e acolha a vez e a voz, a diferença e a diversidade. Mas sobretudo, depende de a escola ensinar-lhe os usos da lingua adequados a diferentes situaçãoes comunicativas.
A escoal deve ensinar lingua oral, trabalhar com os alunos a adequação do texto oral ao seu grau de formalidade, Isso significa deixar as crianças falarem. As atividades de linguagem oral devem estar vinculados à projetos significativos, como a exposição de textos que se apoiam em roteiros, dramatizações de textos teatrais e outros usos publicos da lingua.
as atividades de lingua oral devem ser trabalhadas de forma intencional, em que a pratica da orqlidade tem como objetivo estimular o aluno a trabalhar em grupo, respeitando os diferentes pontos de vista e as normas de convivencia, fazendo com que ele participe de diferentes situaçãoes comunicativas: relatos de experiencias particulares, análises, críticas, socialização de conclusões, leitura e escuta de produções textuais, entrevistas, dramatizações, apresentaç~eos orais e debates.
Essas atividades é que permitem que o professor trabalhe os conteúdos da oralidade, que contribuírão para a desinibição do aluno, preparando-o para as praticas sociais de usos da lingua oral;além de desenvolver no educando o respeito á fala do outro.
FABIANA DOS SANTOS - academica de Pedagogia - FIMES- ANÁPOLIS/GO

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